5 sintomas estranhos causados pelo glúten

Hoje vou falar sobre 5 sintomas estranhos causados pelo glúten que ninguém te conta, então fica ligado e leite o artigo todo!

Se você se identificar com algum desses sintomas ou vários deles, te aconselho a ler este artigo sobre o que é a doença celíaca, quais seus principais sintomas e sintomas atípicos. Na dúvida, procure um médico capacitado para descrever os sintomas e fazer exames necessários, pois esses sintomas podem estar escondendo algo de errado com sua imunidade.

5 sintomas estranhos causados pelo glúten

Ausência de menstruação: Muitas pessoas nem imaginam que é possível ter esse tipo de problema, mas sim, nós celíacas também sofremos com isso. Existem casos de mulheres que já tiveram ausência de menstruação por até sete meses e só voltou ao normal com a ajuda de medicamentos. Portanto se o seu corpo já apresentou sintomas do tipo corra para um médico. A ausência de menstruação pode ser um sinal de infertilidade que a doença celíaca não tratada pode causar, levando a consequências como abortos espontâneos e recém nascido de baixo peso. Sendo assim, nesses casos temos que ser mais rígidas com a dieta sem glúten ou optar por remédios contínuos que não deixam a menstruação acontecer.

Alterações nas fezes: Alguns sintomas são altamente desagradáveis e para algumas pessoas pode ser constrangedor conversar com alguém sobre isso. No entanto é de extrema importância que ao sinal de alterações nas fezes de forma frequente, um médico seja procurado. E quando falo de alterações, não é só de diarreia que estou falando (sintoma bem comum em celíacos). Sinais que merecem atenção incluem aspecto gorduroso, mais volumoso e com uma cor clara e brilhante. A presença de muco também pode ser um alerta, uma vez que pode ser causado pela inflamação presente no intestino quando a doença está ativa.

Aftas recorrentes: O sintoma que não significa nada e que no fundo pode significar TUDO. A estomatite aftosa é mais um sinal a ser observado e que muita gente negligencia. Relatórios apresentados pela revista BMC Gastroenterology mostraram que cerca de 1 a cada 20 celíacos apresenta apenas a afta como sintoma da doença celíaca. A publicação ainda conta que nenhum dos pacientes da amostragem do estudo melhorou com medicação indicada, no entanto, após 2 a 6 meses seguindo uma dieta livre de glúten, apresentaram melhora significativa. A afta ainda pode agravar o quadro do paciente com doença celíaca não diagnosticada, uma vez que dificulta a alimentação. Portanto se você tem esse sintoma com frequência, procure um médico.

Se quiser saber mais sintomas estranhos da doença celíaca, clique aqui.

Caspa: Se você tem muita caspa e nenhum tratamento funciona, fique atento pois o vilão pode ser, mais uma vez, o glúten. A caspa, que na verdade é chamada de dermatite seborréica, é uma forma de eczema ligada à doença celíaca. É claro que nem todo mundo que tem caspa, terá a doença celíaca, mas é importante ficar atento. Procure um dermatologista em caso de caspa e faça o tratamento indicado. A suspeita da doença celíaca começa a partir do momento em que nenhum tratamento específico tenha funcionado.

Ataxia pelo glúten: Uma condição bem assustadora é a ataxia pelo glúten, uma condição neurológica que se caracteriza pela perda de equilíbrio e coordenação. Os sintomas típicos incluem dificuldade para caminhar, quedas frequentes, dificuldade para avaliar distância ou posição e tremores. Também pode afetar dedos, mãos, braços, fala e movimento dos olhos. Na ataxia, a principal região afetada é o cerebelo. Os danos causados são irreversíveis e o único tratamento é, mais uma vez, a dieta gluten free. A boa notícia é que essa é uma condição mais rara – nos EUA, a incidência é de 8,4 em cada cem mil pessoas.

Um pouco mais sobre a doença celíaca

Esses 5 sintomas estranhos causados pelo glúten dificilmente são notados pelos médicos ou qualquer outro profissional da saúde. E não acho que seja culpa do médico não identificar a doença celíaca em um primeiro momento com apenas um desses sintomas ou vários deles, mas sem nenhum sintoma típico. O problema está quando o paciente já está a anos em busca de uma solução para esses problemas e não consegue encontrar. Ou ainda até mesmo o paciente pode não levar a sério e deixar de buscar ajuda, portanto se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure um profissional capacitado para te ajudar.

Se quiser acompanhar mais dicas e informações sobre a doença celíaca e a dieta sem glúten, acesse nosso Instagram.

A doença celíaca é uma doença autoimune complexa de difícil diagnóstico. Nem todos os celíacos apresentam os sintomas típicos de diarréia, anemia e perda de peso. Inclusive algumas pessoas são assintomáticas e nem os sintomas aqui citados, apresentam. No entanto, o bom médico que se importa e acredita no sintoma quando um paciente reclama, vai estudar a fundo o caso e pensar em todas as possibilidade, até encontrar a DC.

Portanto saiba que o acompanhamento médico e de outros profissionais da saúde como nutricionista é extremamente importante para o diagnóstico.


Exit mobile version