Bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Fazer bolo de cenoura sem glúten e sem lactose parece complicado, mas na verdade é mais simples do que imaginamos. Pequenas substituições e vai comer um bolo que nem parece sem glúten.

O bolo de cenoura é um dos mais tradicionais aqui do Brasil, todo mundo ama! Seja com calda, sem calda, cobertura mais rala ou mais grossa… É um dos que mais faz sucesso. Por isso, hoje vamos fazer a receita dele na versão sem glúten e sem lactose.


INGREDIENTES


MODO DE PREPARO

  1. Untar uma assadeira com óleo e farinha sem glúten.
  2. Descascar as cenouras e batê-las no liquidificador junto com o óleo, os ovos e o açúcar.
  3. Acrescentar a farinha e o fermento e bater até a mistura ficar uniforme.
  4. Leve assar no forno pré-aquecido à 180ºC por 30 minutos. (Lembre-se sempre que o tempo de forno depende de sua potência)

CALDA DE CHOCOLATE

MODO DE PREPARO

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo médio.
  2. Mexa até a mistura ficar homogênea.
  3. Jogue a calda ainda quente encima do bolo.

A calda é uma sugestão, mas se quiser fazer sem cobertura, pode fazer ou ainda se preferir, pode fazer um brigadeiro zero lactose para ficar aquela cobertura bem chocolatuda.


Dicas para não ter erro na receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Nesta receita eu utilizei o mix de farinhas sem glúten já pronto. Apesar de ser um produto mais caro, facilita muito meu dia a dia! Mas se você não tiver o mix disponível, você pode utilizar farinha de arroz como substituição ou ainda metade de farinha de arroz e metade de amido de milho.

Com a farinha de arroz sozinha pode ser que fique um pouco quebradiço ou farelento, mas de gosto fica o mesmo resultado.

Se você gostou dessa receita de bolo de cenoura, visite nosso canal no youtube onde temos mais 100 receitas sem glúten e sem lactose gratuítas, incluindo diversos tipos de bolos.

Abaixo segue uma receita de bolo com gostinho de memória afetiva, o bolo mesclado na versão sem glúten e sem lactose. Tenho memória afetiva com esse bolo, pois minha avó fazia sempre em casa e normalmente fazia em finais de semana. Ou seja, duas situações boas, bolo de vó e os dias sem aula!!!

Exit mobile version