Bolo de Chocolate sem Glúten e sem Ovo (sem lactose)

Aprenda nesta receita a fazer um delicioso Bolo de Chocolate sem glúten, sem ovo e sem lactose (opcional). E pra quem está se perguntando por que eu resolvi fazer receitas sem ovo, é porque estou com suspeita de estar com alergia à proteína do ovo (albumina). Já não bastava o glúten, agora tenho que tirar o ovo!!!!! Mas sem desanimo, a gente dá um jeitinho pra tudo 🙂

 

Ingredientes:

Cobertura:


Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 190ºC por 10 minutos;
  2. Misture os ingredientes secos: farinha de arroz, amido de milho, goma xantana, fermento, açúcar e o chocolate em pó;
  3. Adicione aos ingredientes secos, a água morna e o óleo vegetal;
  4. Mexa bem.
  5. Despeje a massa em uma forma não muito grande (em média 20cm) pois o bolo não cresce muito.
  6. Asse no forno por 30-35 minutos, ou até ficar sequinho.

Cobertura

  1. Em um panela, coloque todos os ingredientes da cobertura;
  2. Ligue o fogo médio e mexa por alguns minutos até ficar cremoso;
  3. Reserve em um recipiente e deixe esfriar um pouco.

Quando a cobertura e o bolo estiverem mornos, desenforme e cubra com a cobertura de chocolate.

A receita do bolo de chocolate sem glúten e sem ovo pronta:

A receita do Bolo de Chocolate sem Glúten e sem Ovo tirada do vlog “Receitas da Mussinha” também pode ser adaptada para ser sem lactose sendo que, os cuidados a mais para prestar atenção são de usar a água ao invés do leite na cobertura e não esquecer de olhar nas embalagens dos chocolates em pó se contém leite.

Minha opinião sobre o bolo de chocolate sem glúten e sem ovo:

A massa do Bolo de Chocolate, ficou com uma textura diferente, não ficou tão fofa quanto a do Bolo de Fubá e do Bolo de Cenoura sem glúten, no entanto o gosto ficou muito bom. A calda, eu preferi não despejar toda por cima do bolo. Guardei um pouco para colocar em cada fatia unitária pois ela ficou muito boa!!!!

 

A alergia ao ovo

Segundo a Pediatra Dra. Beatriz Beltrame, a alergia ao ovo acontece quando o sistema imune identifica as proteínas da clara do ovo como um corpo estranho, desencadeando uma reação alérgica com sintomas como: Vermelhidão e coceira na pele, Dor no estômago, Náuseas e vômitos, Coriza, Dificuldade para respirar, Tosse seca e chiado ao respirar.

Normalmente, estes sintomas surgem poucos minutos após ingerir ovo, da mesma forma que podem passar várias horas até que os sintomas surjam e, portanto nesses casos, a alergia pode ser mais difícil de identificar.

A princípio, este tipo de alergia pode ser identificado logo nos primeiros anos de vida, no entanto muitas crianças acabam por superar a alergia durante a adolescência, passando a poder comer ovo.

Uma vez que a intensidade dos sintomas pode variar ao longo do tempo, é importante evitar a ingestão de qualquer comida com vestígios de ovo, pois pode surgir uma reação de anafilaxia grave, na qual a pessoa pode deixar de conseguir respirar.

Exit mobile version