Massa de pizza com borda sem glúten e vegana

Essa massa de pizza com borda sem glúten e vegana (que não vai goma xantana) é uma das mais inclusivas que você vai ver por aqui.

Alérgicos, celíacos e intolerantes, podem se preparar para matar a vontade de pizza com uma massa muito gostosa e fácil de fazer. Os ingredientes são simples e o preparo fácil. Uma das receitas sem glúten mais fácil que já fiz.

Ingredientes:

Modo de preparo da massa de pizza com borda sem glúten e vegana em formato de vídeo:

Modo de preparo descrito da massa de pizza com borda sem glúten e vegana:

  1. Comece preparando o fermento com o açúcar e 100ml de água morna. Deixe reservado coberto com um pano de prato ou tampa por 10 a 15 minutos ou até formar uma boa camada de espuma por cima.
  2. Em seguida coloque os ingredientes secos no bowl da batedeira e mexa bem.
  3. Quando o fermento estiver pronto, adicione aos ingredientes secos e bata na batedeira.
  4. Vá adicionando o resto da água morna aos poucos até que a massa fique bem homogênea.
  5. Deixe a massa crescer por 40 minutos a 1 hora, cubra o bowl com pano de prato e deixe em um local morninho como microondas ou forno.
  6. Quando tiver quase dobrado de tamanho, modele a massa em uma forma de pizza untada com farinha de arroz. Você pode abrir com um rolo ou com as mãos mesmo. Eu abri com as mãos pois é só um disco, não da muito trabalho. Abra o quanto quiser e deixe sobrar mais ou menos 1cm a 1,5cm de borda elevada.
  7. Monte a pizza com o recheio que quiser (eu fiz de calabresa tradicional, sem queijo)
  8. Asse por 25 minutos a 230ºC ou até dourar como sua preferência, mas quanto mais a massa ficar no forno mais ela endurece então cuidado com o tempo que vai deixar.
Massa de pizza com borda sem glúten e vegana

Dicas de como fazer seu fermento dar certo

Quero dar algumas dicas sobre fermento pois ele é parte muito importante de qualquer receita de massa, seja pão, pizza, torta.. Quando colocamos um fermento para crescer e ele não cresce adequadamente a receita pode dar completamente errado. Pode ficar dura, embatumada, não crescer..

Ou seja, o fermento pode ser um dos motivos pelo qual seu pão sem glúten e todas suas receitas sem glúten não dão certo e por isso já te digo: sempre faça o fermento antes de começar a receita e se ele der errado, jogue fora e comece de novo!

Mas o que é um fermento que deu certo?

Quando usamos fermento biológico seco, ele precisa de um “açúcar” para consumir e crescer, portanto sempre verá na receita algo como açúcar, mel, melado e um líquido morno para ativar esse fermento, como leite ou água.

Se você usar a água quente demais, pode matar o fermento e se usar gelada demais, pode não ativar o fermento, então para medir a água sem precisar de termômetro faça o seguinte:

Experimente com o dedo. Eu recomendo que você esquente a água em uma temperatura maior (mas não fervendo) e coloque o dedo. Provavelmente estará um quente desconfortável, então espere esfriar ou tire um pouco da água quente e adicione água gelada e misture. A hora que colocar o dedo e estiver uma temperatura quente mas confortável, está pronto para usar. Mas cuidado ao fazer isso, não deixe a água ferver ou quase ferver pois isso irá queimar seu dedo e essa não é a intenção. A temperatura que estou me referindo de “um pouco mais quente” não queima os dedos!

Quando o fermento é ativado corretamente, ele cresce e você perceberá que formou um líquido bifásico (uma água suja embaixo bem líquida e por cima uma espuma espessa). Caso não tenha formado essa espuma ou formou a espuma mas muito pouco, só mais no meio da tijela, este fermento não deu certo.

Confira no vídeo abaixo, a textura correta de um fermento que deu certo

https://felizsemgluten.com.br/wp-content/uploads/2022/05/IMG_0747_Trim.mp4
Como fazer seu fermento dar certo

Deixar o pacote de fermento aberto por muito tempo também é algo que pode fazer o mesmo não funcionar, portanto receitas que não vai o pacote todo como essa seria interessante dobrar a receita ou fazer alguma outra receita no mesmo dia como pão sem glúten por exemplo (já aproveita e faz bastante pra deixar congelado e sempre ter!)

Se o dia estiver quente, eu costumo só cobrir o fermento com pano de prato e deixo ele crescer em temperatura ambiente. Se estiver frio, eu coloco no microondas coberto e ainda coloco um copo com água quente junto.

Ao passar 15 a 20 minutos e o fermento não tiver crescido ainda, já pode fazer outro.

Eai, gostou das dicas e da receita? Se pretende fazer essa receita, não esquece de nos marcar nas redes sociais:

Exit mobile version