A panqueca americana, assim como os waffles, é uma tradição de café da manhã dos Estados Unidos e todo mundo sabe disso, mas não é porque só é servida de costume por lá que não podemos fazê-la aqui.
Pode ser uma ótima opção para quem está tentando mudar o café da manhã e é extremamente flexível quanto aos acompanhamentos e ingredientes que podem ser adicionados à massa. Basta ter uma boa frigideira e o resto não tem segredo.
Ingredientes:
- 2 xic farinha de arroz
- 1 xic açúcar
- 1 xic leite (pode ser o leite sem lactose se quiser)
- 3 ovos
- 1/2 col de sopa de fermento
- Manteiga ou óleo para untar
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes em uma bacia. A mistura não ficará muito líquida e nem dura. O ponto certo é um líquido pastoso.
- Unte uma frigideira com manteiga e deixe no fogo baixo (o mínimo que der). A massa deve ser despejada na frigideira e quando começar a fazer bolhas e formar buraquinhos, será a hora de virar a panqueca.
- Para facilitar, use uma frigideira do tamanho que deseja fazer as panquecas, assim não vai precisar se preocupar com o formato.
Além disso, na massa pode ser adicionado tanto farinha de aveia sem glúten quanto farinha de linhaça por exemplo. Também dá certo reduzir ou substituir o açúcar branco por outros açúcares menos refinados.
Como montar a panqueca americana sem glúten
A montagem da panqueca é bem simples. Quando você pede panquecas de breakfast no Estados Unidos vem servidas 2 panquecas com uma colher de chá de manteiga em temperatura ambiente por cima e as caldas são servidas separas em diversos sabores: syrup, chocolate, morango, caramelo, etc.
Particularmente eu prefiro usar, além dos ingredientes comuns, adicionar alguma fruta picadinha como morango, kiwi, blueberry, uva, maçã; A fruta ajuda a dar uma quebrada no doce da calda e da panqueca que em si já é adocicada.
Fiz um vídeo pra quem gosta de ver o passo a passo da receita. Qualquer dúvida postem lá nos comentários 🙂