Pão de ló sem glúten

Eu sei que pão de ló sem glúten não é uma receita difícil de fazer, mas quero trazer aqui minha experiência de ter testado a mesma receita com diferentes farinhas sem glúten.

O primeiro teste foi feito com amido de milho. A textura ficou incrível pois o bolo ficou super consistênte e fácil de cortar no meio, mas em compensação ficou extremamente seco e mesmo molhando a massa e colocando bastante recheio, foi difícil de engolir.

O segundo teste fiz com o mix de farinhas sem glúten. Ficou muito bom e parecido com essa receita que vou dar aqui mas também ficou seco mesmo molhando depois de pronto. Sem contar que para mexer a massa foi muito difícil pois a goma xantana junto com as claras em neve virou uma gosma que só!

E por fim, fiz o terceiro e melhor teste que vou descrever abaixo tim tim por tim tim.

Pão de ló sem glúten e sem lactose
Pão de ló sem glúten e sem lactose

Ingredientes

Veja o vídeo do modo de preparo do pão de ló

pão de ló sem glúten

Modo de preparo do pão de ló sem glúten e sem lactose

  1. Comece batendo as claras na batedeira até que dobrem de volume;
  2. Em seguida adicione as gemas e deixe bater até misturar bem;
  3. Coloque o açúcar aos poucos enquanto a massa bate. Quando terminar de colocar o açúcar, a massa precisa estar bem volumosa e leve;
  4. Agora fora da batedeira, adicione a farinha de arroz, de preferência peneirada, aos poucos. Mexa bem devagar puxando a massa de baixo para cima até que fique completamente homogênea;
  5. Por fim adicione o fermento e mexa novamente delicadamente;
  6. Despeje a massa em uma forma untada e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos (fique de olho no forno pois cada um tem uma potência diferente e pode ser que o seu fique pronto antes ou demore um pouco mais);
  7. Espere esfriar e use como desejar.

Detalhes sobre a receita de pão de ló sem glúten

Bem, como descrito na receita, a melhor farinha que encontrei para fazer o pão de ló foi a farinha de arroz. O bolo ficou leve e com boa textura, além de que foi a opção mais barata de todas.

Eu usei o meu pão de ló sem glúten para fazer um bolo recheado de aniversário da minha mãe e o resultado foi esse:

Pão de ló sem glúten e sem lactose

Para ver o bolo que eu fiz com o pão de ló feito com amido de milho (maizena) clique aqui.

E para ver o bolo que eu fiz com o mix de farinhas sem glúten, clique aqui.

Todos ficaram bons e bem estruturados mas o favorito dos convidados com certeza foi este feito apenas com farinha de arroz.

Para não falar apenas de pontos positivos, vou falar um ponto negativo que achei em fazer o bolo com farinha de arroz. A massa ficou mais mole e mais difícil de cortar. Eu cortei no meio quando ainda estava quente e isso com certeza influencia no risco de quebrar a massa mas com as outras farinhas mesmo quente, foi muito mais fácil de manusear a massa.

Ainda assim prefiro fazer com a farinha de arroz e recomendo que vocês façam também, só precisar estar atento e cortar com delicadeza. Se você está começando a fazer bolos agora e nunca cortou um pão de ló no meio, talvez valha o teste com o mix de farinhas até pegar mais prática.

Bem, vou ficando por aqui. Não esqueçam de acompanhar as redes sociais que lá eu estou sempre postando receitas rápidas de até 1 minuto.

Exit mobile version