Depois de anos testando receitas finalmente achei uma de pão italiano sem glúten que agradou a família toda. Afinal, a comida nunca é feita só para quem é celíaco, os moradores da casa acabam tendo que comer junto, tanto pela contaminação cruzada que não deve existe quanto pelo custo elevado e o tempo gasto em preparar duas refeições/receitas diferentes.
Dicas para fazer a receita dar certo
Importante: cada passo da receita deve ser seguido com exatidão para que dê certo. O grande segredo está na fermentação então quanto mais tempo a massa ficar em descanso, mais o pão vai crescer e ficar aerado por dentro. Não é recomendado deixar o pão crescer em temperatura ambiente e logo depois já colocar no forno. Eu cometi esse erro e o resultado foi uma receita, que apesar de boa aparência, ficou embatumada e ninguém quis comer.
Vamos a receita do Pão Italiano sem Glúten mais gostoso que você vai comer
Ingredientes:
- 3 xícaras + 3 colheres de sopa de mistura de farinhas sem glúten
- 2 colheres de sopa + 1 colher de chá de açúcar granulado
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco
- 2 xícaras de leite
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida
Modo de Preparo:
- Misture todos os ingredientes secos e em separado misture os ingredientes líquidos.
- Em uma batedeira, na menor velocidade, misture os dois tipos de ingredientes lentamente até que forme uma massa homogênea.
- Em seguida deixe bater na velocidade média +1 por 5 minutos.
- Cubra a massa com papel filme e deixe a primeira hora em temperatura ambiente e as próximas horas na geladeira. Guarde a massa para fermentar por no mínimo 4hr e no máximo 7 dias. Ps: eu deixei de um dia para outro na geladeira e quando assei ficou perfeito!
- Após a fermentação, retire o pão da geladeira e enrole em um papel filme com ou sem farinha s/ glúten (é opcional) e deixe descansar por 30 min. Ps: eu optei por colocar a farinha.
- Pré-aqueça o forno a 230ºC, unte uma forma com o mix de farinhas s/ glúten e coloque o pão para assar na prateleira de cima do forno. Na prateleira de baixo coloque uma forma com água fervendo para fazer vapor.
Se você ainda não sabe como fazer o mix de farinhas sem glúten, eu tenho uma sugestão aqui neste link de como fazer. Também dá para comprar o mix pronto de preferir.
Essa é a carinha da massa na primeira hora. Ela cresce e começa a aerar. Cuidado para não deixar a massa perto de forno quente ou embaixo de sol, da mesma forma que se o tempo estiver muito frio, não será adequado, ela pode deixar de crescer tudo o que precisa.
Olha o tamanho que fica o pão italiano sem glúten em relação a forma de pizza. Fica ENORME. Se você não tem uma família grande, inclusive recomendo que congele um pouco da receita, para que não estrague.
Olha quantos furinhos tem o pão depois de assado. Fica macio, fofo, não fica quebradiço e com uma leve casca crocante por cima. Inclusive, se você está se perguntando se essa casca fica dura igual ao do pão italiano tradicional com glúten, a resposta é não, a casca fica levemente crocante portanto não chega a ficar dura a ponto de ter dificuldade de cortar.
Essa receita fica salgadinha, dá pra comer o pão sem nada se quiser, só passar um azeite com orégano já fica extremamente gostoso. Obviamente como uma boa descendente italiana, eu comi com queijos e vinho, acompanhado de um antepasto de tomate.
Este vídeo mostra o passo a passo de como fazer o pão italiano sem glúten, pra quem tiver alguma dúvida ainda sobre a receita. E é claro, vocês também sempre podem recorrer aos comentários e as redes sociais para dúvidas e sugestões.