Saiba como aproveitar o pão sem glúten envelhecido

A receita de hoje foi preparada em uma festa que aconteceu aqui em casa no feriadão. Na verdade o que rolou foi um brunch. E como de costume eu mesma tive que preparar minhas coisinhas sem glúten e sem lactose para não passar vontade na hora da festa, então fiz uma receita que vai lhe ensinar como aproveitar o pão sem glúten envelhecido.

Como aproveitar o pão sem glúten envelhecido:

Bom, há uns dias atras, eu fiz uma fornada de pão sem glúten e sem lactose que não deu muito certo. O gás acabou bem na hora de colocar o pão para assar e como era de noite e final de semana, só consegui mais gás no dia seguinte. O pão mesmo cru, endureceu e quando foi ao forno no dia seguinte endureceu mais ainda. Ou seja, ficou com mais aspecto de torrada do que de pão.

Enfim, além da fornada não ter dado certo, eu tinha mais um problema:

todos que usam produtos sem glúten e sem lactose, devem ter percebido que a validade desses produtos é bem menor do que o comum. Ou seja, eu precisava fazer algo rápido com esse pão/torrada antes que estragasse.

Mas para a minha felicidade, surgiu essa festa! E rodada de canapés, tive a ideia de fazer a tal da bruschetta. Aqui em casa sempre aproveitamos pão velho para fazer isso, mas nunca tinha ficado tão boa quanto essa que fiz agora. Ai de mim se soubesse que o segredo era preparar o pão e o tomate separados e só juntá-los na hora de servir. O segredo é simples, mas vou lhes contar, fez uma diferença danada. Confiram a receita:


INGREDIENTES:


MODO DE PREPARO:

    1. Corte o pão em rodelas (se for pão de forma, corte no meio ou em quatro partes). Elas podem ser finas ou grossas, isso vai de cada gosto. Eu fiz tiras finas para não ficar desconfortável na hora de morder. 
    2. Coloque os tomates picados em uma frigideira, tempere com sal e pimenta a gosto e mexa em fogo médio até que esquente. Tome cuidado para não deixar muito no fogo senão o tomate desmancha. 
    3. Desligue o fogo e na panela mesmo, deixe amornar.
    4. Quando o pão estiver crocante tire do forno e deixe amornar.
    5. Sem deixar que nenhum dos dois esfrie completamente, coloque a quantidade de tomate que desejar por cima das rodelas de pão.
    6. Salpique o queijo ralado encima do tomate.
    7. Finalize com uma folhinha de manjericão por cima de tudo.
    8. Sirva na hora para que o caldo do tomate não murche o pão.

Receita pronta!

Se seguir esses passos, terá uma bruschetta pra lá de deliciosa!!! Abaixo vou colocar fotos de como ficou a minha e do tomate sem semente pra caso alguém tiver dúvida.

 

RESULTADO: Esse foi o canapés que mais comeram. Beijos e até a próxima.

 

Fonte: Buffet e patisserie Cia da Trufa (http://www.ciadatrufa.com.br/)

Exit mobile version