Sim, finalmente chegou a vez dela! Carolina sem glúten e na maior parte sem lactose super fácil de fazer! Você vai viciar nessa receita.
Não é novidade para ninguém que Carolina ou Profiteroles é um dos doces favoritos dos brasileiros. Qualquer padaria vende e até em festa o pessoal serve. Se não está no formato de carolina, está no formato da famosa Bomba ou Eclair, sendo os dois tipos de doce feitos com a mesma massa e recheio, mudando apenas o tamanho. Ou seja, de um jeito ou de outro, com certeza você já comeu algum deles.
Esses dias fazendo uma enquete no Instagram perguntei qual receita os seguidores queriam que eu fizesse e responderam Carolina! Sinceramente, na hora eu pensei e até respondi “não quer mais nada né?”. Duvidei do meu potencial em fazer uma receita que eu achava ser super difícil. Depois de muito pensar, pensei que isso poderia ser um desafio legal e que de repente eu poderia dar uma chance, ver pelo menos a receita original da carolina para ver como fazia.
Acabou que fiz um teste que ficou bem ruim, mas não achei tão difícil quanto estava imaginando então resolvi ir aperfeiçoando a receita e após 3 tentativas cheguei em um resultado INCRÍVEL de receita de carolina ou profiteroles sem glúten.
Ingredientes para fazer a Carolina sem glúten
- 1/3 xicara de margarina sem leite na composição ou substituto zero lactose
- 3/4 xicara de agua
- 1 colher de café de açúcar
- 1 xicara de farinha de arroz
- 3 ovos
Modo de preparo da Carolina sem glúten
- Comece colocando a margarina, a água e o açúcar em uma panela. Ligue em fogo médio e deixe a margarina derreter;
- Quando estiver fervendo, desligue o fogo e adicione a xícara de farinha de arroz e mexa rapidamente para que vire uma massa só, sem empelotar (se sobrar um pontinho de farinha, não tem problema mas mexa o máximo que conseguir);
- Passe a massa da panela para o bowl da batedeira e coloque 1 ovo por vez, batendo em velocidade média;
- Quando terminar de bater, pode desligar a batedeira pois a massa estará pronta;
- Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico grande para modelar;
- Em uma forma forrada com papel manteiga, faça montinhos de massa não muito grandes, pois essa massa cresce;
- Molhe a ponta de um dedo com água e achate a ponta das carolinas;
- Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por no mínimo 35 minutos (eu deixei quase 60 minutos no forno pois queria que elas ficassem bem sequinhas e douradas);
- Quando tirar as Carolinas do forno, desenforme imediatamente pois se deixar esfriar no papel manteiga elas correm o risco de grudar e na hora de tentar tirar pode descolar o fundo;
- Faça um creme ou algum outro recheio que desejar. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro e utilize um bico bem fino e que tenha pontas para facilitar furar as carolinas sem glúten. Com o próprio bico, você fura ela por cima e recheia até onde der;
- Por fim mergulhe as carolinas de cabeça para baixo em chocolate derretido.
Bem fácil né? Agora vamos a alguns detalhes da receita
Para fazer o recheio, utilizei um creme de confeiteiro normal, apenas substitui o leite e a manteiga por opções zero lactose. Algumas eu coloquei doce de leite zero lactose comprado pronto. O recheio vai da escolha e gosto de cada um, então capricha aí e coloca um que te de água na boca.
Já o chocolate eu não tinha em casa uma versão que fosse sem glúten e sem lactose então utilizei um apenas sem glúten. Eu tinha uma barra dessas de chocolate para cobertura de 1kg e utilizei 100g para derreter e cobrir as carolinas sem glúten. Mas já adianto que essa quantidade foi um exagero, poderia ter sido em torno de 50 a 60g.
Devo confessar que fiquei muito feliz com meu resultado e muito surpresa e como ficou gostosa essa receita. Ainda mais porque só vai um tipo de farinha e é a mais barata de todas (no ramo sem glúten). Então a receita além de ser super fácil de fazer é ainda super acessível.
O que vocês acharam? Me contem nos comentários.