Cueca virada sem glúten

Bora para mais uma receita, dessa vez de cueca virada sem glúten e com opção sem lactose! Simplesmente uma receita que todo mundo ama.

Para quem não sabe, a cueca virada é um doce muito conhecido no Sul do Brasil, de origem italiana, mais conhecido como Grostoli. Aqui em casa nós chamamos de calça virada e é aquele tipo de receita da infância que a vó fazia pra gente comer de tarde.

Portanto essa é mais uma da série “receitas de família” em que eu apenas fiz a substituição da farinha de trigo por um mix de farinhas sem glúten e ficou muito muito bom!

Cueca virada sem glúten (opção sem lactose), calça virada, grostoli
Cueca virada sem glúten (opção sem lactose)

Eu recomendo que você faça essa receita com um mix de farinhas sem glúten pronto pois a consistência deles para esse tipo de receita é mais acertivo. Um mix que costuma substituir bem a Beladri é o da Schar, mas nunca fiz o teste para saber como fica.

Ingredientes

>>> Se você não encontra o mix da Beladri na sua cidade, compre aqui. <<<

Veja o vídeo da receita para acompanhar o passo a passo e a textura da massa

Modo de preparo

>>> Se você não tem um tapete culinário mas deseja ter um, clique aqui. <<<

Esse é o tanto de cueca virada que rende essa receita

Como eu faço para armazenar a cueca virada sem glúten?

Armazene em pote bem fechado, se for à vácuo, melhor pois ajudam a manter a crocância, ou saquinhos de congelar. No dia seguinte eu senti que perdeu um pouco a crocância (eu armazenei em zip lock) mas continuou saborosa. No entanto o ideal é fazer para comer de imediato.

Mais detalhes sobre a receita

A receita que a minha avó fazia de cueca virada é extremamente grande, com muito mais ingredientes do que essa que eu fiz, portanto reduzi as quantidades em 1/3 para fazer em uma quantidade mais “normal”, pois quando fui testar a receita acabei fazendo cueca virada sem glúten para um batalhão. Mas de qualquer forma, a quantidade que eu acho boa pode ser pouco para outras famílias e propósitos (ex: servir em uma festa ou receber visitas). Portanto vou deixar aqui as quantidades para fazer em dobro e em triplo (que seria a receita original).

Receita em dobro

Receita original (o triplo da que eu fiz na foto e vídeo)

Qualquer dúvidas, mandem nos comentários e se pretende fazer essa receita, nos marque nas redes sociais:

Exit mobile version