A relação da lactose com a dor de garganta

Hoje quero dar ênfase a intolerância a lactose. Parece ser pouca coisa e a maioria das pessoas não dão bola quando descobrem que são intolerantes. Se você é um desses, pode parar por aqui!!! Eu sei que não é nenhuma doença mortal, mas por experiência própria eu digo, muitos problemas de saúde que sofremos no dia-a-dia e não damos bola, podem estar sendo causados pela lactose.

O que é a intolerância a lactose

A intolerância à lactose ocorre devido à ausência ou insuficiência da enzima lactase que digere este açúcar presente no leite e produtos lácteos. Ela pode existir devido à causas primárias (como hereditariedade) ou secundárias (lesões de células intestinais).

Os sintomas normalmente incluem dor abdominal, gases e diarreia e acontecem logo após o paciente ingerir produtos lácteos. O diagnóstico é feito por observação dos sintomas após a ingestão de leite ou derivados ou por exames como teste do hidrogênio expirado, endoscopia, exames de fezes, dentre outros.

A perda excessiva de água pela diarreia é uma das complicações. A pouca ingestão de cálcio e proteínas pode resultar em problemas ósseos. O tratamento é normalmente feito com modificação da dieta alimentar, substituindo produtos lácteos por outros alimentos com teor alto de cálcio, proteínas e minerais. O médico pode também indicar a tomada de lactase, enzima que digere a lactose.

Agora vem os problemas. Semana passada acordei com uma leve dor de garganta. Espirrei um remedinho e estava crente que jaja a dor iria passar e olha só o que aconteceu: acordei no dia seguinte quase sem conseguir engolir de tão inflamada que estava minha garganta. A sensação que eu tinha é que o fundo da língua estava encostando na garganta. Gente, fazia anos que eu não sentia algo assim!!! Enfim, fui ao médico e depois de me examinar, veio a bronca. No meu histórico já estava escrito que sou intolerante a lactose e como médico é médico(até parece mãe) já soube de cara que eu não cuido da minha intolerância (vira e mexe estou esbarrando em uns bolos cheios de leite)

O diagnóstico foi:

Dor de garganta causada por sinusite. Agora eu me pergunto: alguma vez na vida eu já tive sinusite? NÃO!!!!! Nem sei o que é isso!!!! Continuando… sinusite causada pela intolerância a lactose. Garganta inflamada e pus descendo da área nasal para a garganta, facilitando a inflamação e o acúmulo de catarro.

Tratamento:

  1. Parar de ingerir produtos com lactose;
  2. tomar antibiótico durante 7 dias;
  3. tomar remédio para sinusite durante 6 dias;
  4. espirrar remédio no nariz duas vezes ao dia durante 6 dias;
  5. ir a um clinico geral para fazer tratamento da flora intestinal;
  6. voltar na médica da garganta para ver como está indo o processo de recuperação;

Ou seja, me entupi de remédios a semana inteira, perdi um dia de trabalho, tive que parar de comer produtos com lactose da noite para o dia e tudo isso porque não me cuidei quando recebi o diagnóstico de intolerância.