Como saber se sou intolerante ao glúten?

Como saber se sou intolerante ao glúten? É uma das coisas que mais me perguntam no Instagram. Por isso, hoje vou falar um pouco sobre os sintomas da intolerância ao glúten e que tipos de exames podem ser feitos para diagnosticar.

A academia substituiu o termo “Intolerância ao Glúten” por “Sensibilidade ao Glúten não Celíaca”, já que o primeiro considera incorretamente que o glúten é um açúcar não digerido pelo corpo. No entanto, o termo “Intolerância ao Glúten” ainda é amplamente utilizado para descrever distúrbios relacionados ao glúten, e é esse termo que será utilizado neste texto.

Nos últimos anos, a intolerância ao glúten tem se tornado cada vez mais comum. Aliás, eu não diria que se tornou mais comum e sim que está sendo mais diagnosticada e mais estudada, mas este problema de saúde sempre existiu. O glúten pode causar uma série de sintomas incômodos e até mesmo perigosos para aqueles que sofrem com isso. Se você suspeita que é intolerante ao glúten, é importante saber quais são os sinais e como confirmar o diagnóstico.

Como saber se sou intolerante ao glúten?

Sintomas da intolerância ao glúten

Os sintomas da intolerância ao glúten podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

  • Inchaço abdominal
  • Diarreia ou constipação
  • Dor abdominal
  • Náusea e vômito
  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade ou alterações de humor
  • Dor nas articulações
  • Erupções cutâneas
  • Anemia
  • Perda de peso inexplicável

É importante consultar um médico antes de fazer qualquer mudança na sua dieta ou estilo de vida, pois esses sintomas podem ser causados por outros problemas de saúde. Um profissional de saúde qualificado deve realizar os exames de sangue e biópsias para diagnosticar a intolerância ao glúten.

E pelo fato de serem sintomas que podem ser causados por outros problemas de saúde, é comum ver médicos e outros profissionais da saúde dizerem que é “frescura”. Eu mesma já passei por isso e demorei anos para descobrir a doença celíaca.

Você é a pessoa que mais sabe sobre o seu corpo. Então se você tem algum dos sintomas citados acima e já foi no médico e não deu “nada” e a investigação parou por aí e você voltou pra casa com sintomas, não desista. Busque profissionais que possam te dar uma resposta e te ajudar a ficar bem sem ter que ouvir que “é psicológico”.

As vezes pode ser sim “psicológico” mas e aí? Não merecemos o tratamento adequado?

Testes para saber se sou intolerante ao glúten

Existem dois tipos de testes que podem ser feitos para detectar a intolerância ao glúten: o teste de anticorpos e a biópsia intestinal.

O teste de anticorpos é feito através de um exame de sangue que verifica se há a presença de anticorpos contra o glúten. Esse teste é uma forma rápida e simples de identificar a intolerância ao glúten, mas pode não ser 100% preciso.

A biópsia intestinal, por sua vez, é um procedimento mais invasivo que envolve a remoção de uma amostra de tecido do intestino delgado. Esse tecido é então examinado para verificar se há danos nas vilosidades intestinais, que podem ser causados pela intolerância ao glúten.

Se está com suspeitas de intolerância ao glúten, faça os exames e deixe que o médico interprete. Temos a mania de ver os exames e achar que sabemos algo e as vezes nem voltamos no médico. Ou então recorremos ao google para saber o que os números significam e nos assustamos com algo que não está interpretado de forma correta pela internet.

Lembro que quando recebi meu exame de intolerância, pelo resultado que deu, cheguei a conclusão que não tinha nada. Quando cheguei ao médico, ele não só disse que eu era intolerante, como disse que eu era BEM intolerante.

Então nada de ficar fazendo consultas no pai google, sempre retorne no seu médico.

Dieta sem glúten

Se você foi diagnosticado com intolerância ao glúten, é importante fazer mudanças na sua dieta para evitar os sintomas. Isso significa eliminar completamente o glúten da sua alimentação. Eu sei que pode parecer difícil no início, mas é totalmente possível com a ajuda de um nutricionista.

Não desista e não negligencie a dieta, pois só um pedacinho pode não fazer mal naquele exato momento mas no futuro pode fazer sim.

Felizmente, hoje em dia existem muitas opções de alimentos sem glúten disponíveis no mercado, incluindo pães, massas, biscoitos e até mesmo cervejas. Além disso, muitos alimentos naturais, como frutas, verduras, carnes e peixes, não contêm glúten e são uma ótima opção para uma dieta saudável e equilibrada.

Se você precisa retirar o glúten da dieta mas não sabe por onde começar, no meu canal no youtube, tenho mais de 150 receitas disponíveis gratuitamente para te ajudar. São receitas de bolos, pães, tortas, tudo que você precisa para largar o glúten e não passar vontade.

Qual a consequência de não seguir a dieta?

Recentemente eu escrevi um artigo falando exatamente sobre isso em relação a intolerância a lactose. No artigo eu falo sobre como é importante fazer a dieta certinho e quais as consequência em não seguir. Eu quis escrever isso e faço questão de escrever aqui também porque sei que tem muita gente que não segue as orientações médicas e nutricionais.

Não seguir a dieta significa sobrecarregar seu corpo com algo que ele não aceita, portanto, prejudicar ele aos poucos, mesmo que os sintomas não sejam tão ruins. No caso da intolerância ao glúten, problemas de saúde como má absorção de nutrientes, inflamação intestinal e problemas secundários como alergias, podem surgir e deixar seu dia a dia mais complicado ainda.

Penso que é melhor fazer a dieta certinho e ficar bem do que nunca fazer a dieta, não passar por essa fase de adaptação nunca e acabar com a saúde prejudicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *