Essa lista dos 10 alimentos que não contém glúten é para ajudar que ainda está no início do diagnóstico de alguma intolerância, alergia ou doença celíaca e para aquele curiosos que pensam em retirar o glúten da alimentação.
Batata
O único jeito em que você vai ver uma batata ter glúten é se for empacotada. Apesar do tubérculo em si não conter glúten, alimentos como batata frita congelada, purê de batata em pó, chips de batata, podem levar glúten em sua composição.
Linhaça
A linhaça é muito utilizada para enfeitar pães e tortas e sua farinha está presente em diversas receitas. A semente não contém glúten, mas é sempre ficar de olho nas embalagens devido contaminação cruzada. Se comprada a granel também pode haver contaminação.
Arroz
Todo mundo se pergunta se arroz tem glúten por ser um cereal e já ter a farinha amplamente utilizada em receitas. No entanto o arroz não contém glúten e inclusive sua farinha é a salva vidas dos celíacos, intolerantes e alergicos.
Milho
O milho fica na mesma situação que o arroz, o milho e a farinha de milho não contém glúten. Precisamos tomar cuidado sempre com as embalagens industrializadas e também com farofas prontas, pois estas podem levar temperos com glúten ou contaminação cruzada por máquina.
Feijão
O feijão não contém glúten e é um alimento proteico e rico em fribras, portanto muito utilizado nas dietas veganas e vegetarianas. Há quem se arrisque a fazer receitas de brownie com feijão preto pela sua ótima composição nutricional e por não conter glúten.
Perceba que o alimento pode ser sem glúten mas sua industrialização não
Aveia
Nem a aveia, nem seu farelo ou farinha contém glúten. O que acontece com a aveia é que as industrias costumam fazer a manipulação do produto no mesmo maquinário que outros produtos sem glúten. Portanto devemos ficar atentos nas embalagens e se possível procurar uma marca que forneça o produto sem glúten com segurança.
Tapioca
A tapioca vem da goma de mandioca, portanto é naturalmente sem glúten. É outro alimento salva vida dos celíacos, intolerantes e alergicos, já que substitui o pão muito bem.
Trigo sarraceno
Apesar do nome, o trigo sarraceno ou trigo mourisco é na verdade, semente de um fruto. Portanto, o trigo sarraceno não contém glúten.
Mandioca
A mandioca e a farinha de mandioca não contém glúten, mas assim como outros alimentos citados, pode estar acompanhada do glúten em embalagens industrializadas e em farofas prontas.
Biscoito de polvilho
Essa maravilha que nos obriga a comer o pacote todo quando aberto, não contém glúten. O biscoito de polvilho como o próprio nome já diz, vem do polvilho ou fécula de mandioca, derivado da mandioca portanto a regra é a mesma. Não tem glúten mas atenção as embalagens
Esses são os 10 alimentos que não contém glúten mais perguntados
Esses são alguns dos exemplos mais típicos de alimentos que não contém glúten. Quando vamos a casa de alguém, pode ter certeza que algum desses alguém vai ter curiosidade de saber se você pode ou não comer.
Como citado várias e várias vezes, a maioria dos produtos que contém glúten e não são feitos com farinha de trigo, sofrem o problema da contaminação cruzada. Portanto sempre devemos estar atentos as embalagens e rótulos.