Está sentindo falta daquelas tortas assadas aos finais de tarde para fazer aquele cafezão com a família? Calma que eu tenho a resposta! Esse muffing de brócolis sem glúten e sem lactose é uma receita prática e fácil para fazer no dia a dia.
Esta semana estive na presença de uma cozinheira especialista em receitas sem glúten, sem lactose e sem alimentos vermelhos. A chefe Ligia Dariva, ensinou a equipe do Feliz sem Glúten a fazer uma torta salgada em menos de 20 minutos, então mãos a obra!!
INGREDIENTES:
- 01 abobrinha
- 1/2 cabeça de brócolis japonês
- 1/2 cebola
- 03 ovos
- 01 col. média de fermento
- 01 col. sopa de óleo ou azeite
- sal a gosto
Ps.: Ingredientes como abobrinha, brócolis e cebola podem ser mudados para qualquer outro alimento de seu gosto, portanto capriche no recheio para ficar do seu jeitinho.
Aprenda o modo de preparo dessa receita deliciosa
- Pique a abobrinha em pequenos quadradinhos
- Pique o brócolis o máximo que conseguir
- Corte a cebola no tamanho que preferir
- Em uma panela refogue a cebola com o óleo e em seguida a abóbrinha. Só tome cuidado para não deixar a abobrinha ficar muito cozida, deixe mais ao ponto.
- Adicione o brócolis na panela até que fique quente e desligue o fogo.
- Em uma tigela, bata(na mão) os três ovos e salpique o sal a gosto.
- Misture a abobrinha e o brócolis nos ovos.
- Adicione o fermento por último e mexa.
- Unte uma forma com azeite ou óleo e coloque a mistura.
- Deixe assar no forno alto por 15 minutos.
Ps.: Dependendo do forno, este tempo de 15 minutos pode variar, então para ter a certeza de que a torta está pronta, sempre cheque espetando um palito de dente ou um garfo. Se o palito sair sequinho, sua receita estará pronta.
Mais detalhes sobre o Muffing de Brócolis sem glúten e sem lactose
Como vocês podem observar, ao invés de colocar a mistura em uma forma comum, eu coloquei em uma forma de fazer cupcakes para que as tortinhas ficassem de forma individual. Mas isso é da escolha de cada um. Eu também já fiz em uma forma inteira e ficou tão boa quanto, mas faça como achar mais prático.
A escolha da chefe Ligia de colocar abobrinha na receita foi um truque para que a massa fique mais suculenta. A abobrinha quando em contato com altas temperaturas, libera uma boa quantidade de água, então qualquer receita que tenha este ingrediente, tende a ficar mais molhadinha.
Nossas tortinhas ficaram deliciosas e saudáveis e foram feitas mais rápido do que qualquer torta salgada, portanto nada de desculpas para não fazer essa receita.
Agradecimentos imensos a essa maravilhosa cozinheira que nos ajudou a testar mais uma receita para o Feliz sem Glúten!
Para mais receitas sem glúten e sem lactose, acesse nosso canal no youtube, pois lá temos mais de 100 receitas gratuítas para te ajudar no dia a dia.