fbpx

Doenças que necessitam retirar o glúten da alimentação

Quais doenças que necessitam retirar o glúten da alimentação?

Além da Doença Celíaca que já sabemos que é regra a exclusão do glúten da alimentação, existem algumas outras doenças que necessitam desse mesmo cuidado. Nem todas precisam de uma exclusão tão severa como na doença celíaca pois são mecanismos diferentes de ação no corpo.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Não é uma regra que todos que sofrem de SII vão precisar retirar o glúten e nem que vai ser permanente. No entanto a maioria se beneficia de uma dieta sem glúten assim como uma dieta sem lactose e baixa em FODMAP’s*.

*(Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols – Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis fermentáveis)

Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

Doenças Inflamatórias Intestinais como Doença de Crohn e Reto Colite Ulcerativa são condições que seguem a mesma linha de raciocínio que a SII. Muitas pessoas podem se beneficiar de uma dieta sem glúten, a longo ou a curto prazo. Depende de cada organismo e se a remissão vai chegar.

Doenças Autoimunes

Doenças como diabetes mellitus tipo 1, tireoidite autoimune, doença de Addison, hepatite autoimune, cirrose biliar primária, colangite esclerosante, gastrite crônica atrófica, anemia perniciosa e doenças do colágeno, lúpus, artrite reumatoide, fibromialgia, entre outras, são exemplos de doenças que necessitam retirar o glúten da alimentação podendo ter os sintomas abrandados com essa estratégia.

Não se sabe exatamente porque isso acontece mas acredita-se ser pelo glúten estar presente em alimentos inflamatórios como a farinha de trigo e normalmente em excesso, o que pode prejudicar o intestino e a imunidade. Além de que algumas pessoas podem ter sensibilidade sem saber ou podem apresentar a mesma de forma temporária enquanto o intestino estiver comprometido por outros motivos.

Alergia ao Trigo

Sei que é obvio mas não custa relembrar. Quem tem alergia ao trigo, consequentemente não vai poder comer glúten e é necessário uma dieta bem restrita. Normalmente também envolve um cuidado com contaminação cruzada pelo risco de anafilaxia.

Reações de Hipersensibilidade

Uma pessoa sensível ao glúten também vai necessitar tirar a proteína da dieta. Apesar de não ter nenhum mecanismo autoimune envolvido, os sintomas reduzem a qualidade de vida.