A parte mais gostosa dessa receita de pão de milho sem glúten e sem lactose é que acontece essa mistura do agridoce (manteiga + sal). O pão em si fica doce! Mas parece que esse doce chama alguma coisa salgada junto, inclusive vai muito bem com queijo também.
Ingredientes para fazer o pão de milho
- 1 xícara de mix de farinha sem glúten (ou farinha de arroz + 2g de goma xantana)
- 1 xícara de farinha de milho
- 1/2 xícara de mel
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Pitada de sal
- 3/4 xícara de leite (eu usei leite vegetal de aveia caseiro)
- 6 colheres de sopa de manteiga derretida (utilizei margarina da Vigor pois não contém leite)
- 2 ovos batidos levemente
Modo de preparo do pão de milho sem glúten e sem lactose
- Pré-aqueça o forno a 330ºC. Unte uma assadeira de pão ou se preferir fazer em formato de bolo, utilize uma assadeira quadrada de 22×22.
- Em uma tigela misture a farinha sem glúten, a farinha de milho, o sal e o fermento (e a goma xantana se tiver optado por usar farinha de arroz).
- Adicione a manteiga e o mel, o leite e os ovos; mexa até que fique uma mistura homogênea.
- Despeje a massa na assadeira preparada.
- Asse em forno pré-aquecido por 20/30 minutos, até que um palito inserido no centro da assadeira saia limpo. Deixe esfriar alguns minutos e corte em fatias (na assadeira de pão) ou em 9 quadrados iguais (na assadeira de bolo).
- Sirva com manteiga e mais mel.
Essa receita foi inspirada em um blog de uma americana que fez essa receita incrível. Acabou que no dia que escolhi para testar a receita, eu não tinha o mix de farinhas sem glúten em casa e a loja fica longe de casa, então tive que fazer uma adaptação e deu bem certo.
Adoro fazer receitas que dão certo com farinha de arroz pois seu valor é menor do que o mix. E essa foi uma delas! Na receita original, a forma utilizada era quadrada mas eu também não tinha esse utensílio em casa. Me restou fazer em uma forma de pão, pois todas as outras retangulares eram muito grandes.
O resultado foi que a receita ficou no formato de pão mesmo, mas isso não alterou a textura fofa e o gosto delicioso.
A mistura do mel com manteiga ficou absolutamente incrível, a receita não durou dois dias inteiros em casa!