fbpx

Bolinha de queijo sem glúten e vegana

A receita de bolinha de queijo sem glúten e vegana veio para revolucionar as festas dos intolerantes∕celíacos!!! Chegou a nossa vez de comemorar com dignidade!

Essa receita foi desenvolvida com muito carinho, pensando principalmente em quem tem criança em casa com restrições alimentares. Já imaginou fazer uma festinha e não ter coxinha, bolinha de queijo, bolo… pois saiba que muitas pessoas ainda vivem essa realidade e até deixam de comemorar aniversários por não saber o que servir.

Veja o vídeo da receita

A verdade é que pra tudo existe uma substituição, a questão é achar a melhor e mais gostosa forma para reformular aquela receita favorita. Inclusive, se quiser ver receita de coxinha também sem glúten e vegana pra complementar o cardápio da festa, clica aqui.

Bolinha de queijo sem glúten e vegana (sem leite, sem lactose, sem ovo, sem soja)
Bolinha de queijo sem glúten e vegana (sem leite, sem lactose, sem ovo, sem soja)

Primeiro de tudo, para fazer essa receita da bolinha de queijo sem glúten e vegana você vai precisar assistir um vídeo bem rapidinho de como fazer o creme de cheddar vegano, pois é com ele que vamos fazer o recheio:

Cheddar vegano e sem glúten

Ou se preferir veja a receita descrita aqui nesse post.

Para quem não conhece esse creme de cheddar é a base de batata, cenoura e levedura nutricional. É bem fácil de fazer e fica com um sabor muito parecido com queijo, no entanto se você não for intolerante a lactose, pode usar o queijo normal.

Para o recheio vamos precisar de:

  • 1∕2 receita do creme de cheddar vegano

Coloque o cheddar vegano em um recipiente quadrado ou retangular que possa ir ao freezer. Congele por no mínimo 5 horas (eu deixei de um dia para o outro). Retire do freezer e deixe descongelar por uns minutos em temperatura ambiente. Vá preparando a massa da bolinha de queijo enquanto isso. Quando tiver descongelado um pouco, corte o cheddar em cubinhos pequenos. Deixe alguns para rechear imediatamente as bolinhas e o resto mantenha no congelador enquanto não utiliza.

Junte-se ao nosso grupo do facebook para compartilhar receitas e dicas sem glúten!

Para a massa:

  • 2 xícaras de batata cozida picada
  • 1∕2 xícara da água do cozimento da batata
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 xícara de farinha de arroz

Amasse bem a batata e misture com todos os outros ingredientes até virar uma massa homogênea. Lembrando que: Não pode ter nenhum pedacinho de batata, caso contrário ficará mais difícil para modelar as bolinhas.

Pegue uma quantia suficiente para formar a bolinha de queijo do tamanho que deseja. Abra na palma das mãos e coloque um quadradinho de cheddar vegano congelado no meio. Feche cuidadosamente e passe em farinha de arroz para finalizar. Frite em óleo quente (fogo médio) até ficar dourada. Retire em um prato com papel toalha e se divirta!

Bolinha de queijo sem glúten e vegana (sem leite, sem lactose, sem ovo, sem soja)
Como fica a bolinha de queijo sem glúten e vegana por dentro

Essa foi uma das receitas que eu fiz e mais amei na vida! Fiquei muito impressionada com o resultado. Sinceramente quando tive a ideia achei que não fosse dar certo, mas com paciência e muito teste, ficou show!

Dicas para ter sucesso na receita de bolinha de queijo sem glúten e vegana

Bom, vou citar aqui algumas coisas que errei nas primeiras tentativas da receita para que vocês não errem também.

  • A principal charada dessa receita é o ponto de congelamento do cheddar, pois o mesmo precisa descongelar um pouco para que você consiga cortar em cubinhos mas ao mesmo tempo não pode estar “aguado” já derrentendo quando for colocar de recheio.
  • Quando deixamos o quadradinho do cheddar derreter muito, ele solta água e fica mais difícil de fechar a bolinha e modelar. Sem contar que água em contato com o óleo não da muito certo né? Por mais que a gente empane na farinha de arroz, essa água do descongelamento pode acarretar em uma bolinha estourada, com recheio perdido na hora de fritar.
  • Outro ponto muito importante é a temperatura do óleo. Na primeira vez eu fritei em óleo esquentado em fogo alto e muitas estouraram. Dessa vez, fritei em fogo médio e apenas as que estavam muito “molhadas” deram uma pequena estourada (não chegou a perder todo o recheio mas rachou).
  • E quando eu digo no modo de preparo que a batata tem que estar completamente amassada, eu digo PURÊ!!!!!! Se ficar pedacinho, vai ser mais difícil pra fechar a bolinha e não vai ficar tão bonita por dentro (pois na hora que morder vai aparecer os pedaços de batata). Se precisar, bata no liquidificador ou no mixer, a batata com a água do cozimento para ficar bem homogêneo.

Eai, gostaram??? Se fizerem essa receita, nos marque nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *