Muitas pessoas ficam perdidas quando descobrem que são celíacas e têm dificuldade em saber como começar uma dieta sem glúten. O desespero de saber que teremos que cortar a maioria das coisas que comemos no dia-a-dia é enorme e nos faz agir precipitadamente.
Entre duas, uma: ou vamos correndo para as lojas de produtos naturais e compramos tudo o que é sem glúten e sem lactose ou simplesmente ignoramos que somos intolerantes e continuamos a passar mal.
Como começar uma dieta sem glúten ainda hoje
O melhor jeito de começar uma dieta sem glúten e sem lactose é consumir alimentos naturais. Frutas, verduras, legumes, carnes… Tudo que vem da terra e dos animais tá liberado. Nada de dietas restritas e malucas, o básico funciona. Deixe de lado as massas, macarrão, lasanha, cerveja, pão e aposte no arroz e produtos a base do mesmo.
Não adianta querer de um dia para o outro cortar completamente o glúten e a lactose.
Essa dieta deve ser feita aos poucos até porque nos primeiros dias, o intestino sofre modificações, o tamanho da fome muda, os sintomas vão desaparecendo e o corpo leva um tempo para se acostumar com essas alterações. Portanto vá com calma e se precisar consulte receitas na internet para fazer coisinhas gostosas e naturais.
Se você acabou de descobrir a doença celíaca e quer ajuda com receitas práticas e fáceis para o dia a dia, visite nosso Instagram.
Substitua a farinha de trigo pela farinha de arroz
Comece substituindo a farinha de arroz pela de trigo em receitas simples, pois a farinha de arroz, por suas características é a mais parecida com a farinha de trigo.
Outras farinhas que substituem o trigo nas receitas são: farinha de aveia, polvilho doce, polvilho azedo, amido de milho, fécula de batata, amaranto, farinha de amendoas, farinha de milho, entre outras.
Perceba que existem diversos tipos de farinhas que podem ser utilizadas, basta testar e saber qual você se adapta melhor.
Procure consumir mais produtos naturais do que industrializados
Ao retirar os industrializados da dieta, você já reduz drasticamente sua chance de estar consumindo glúten escondido e sua saúde agradece, portanto desembale menos e descasque mais!
Comece substituindo as preparações com farinha de trigo por receitas com frutas, legumes e verduras pois além de serem saudáveis, são 100% naturais, sem glúten e sem lactose.
Não saia por aí comprando tudo o que vê sem glúten nas lojas
A indústria é cruel e você pode cair em suas armadilhas se não estiver bem informado. Então antes de qualquer coisa, se informe sobre o que é doença celíaca ou alergia alimentar pela qual você está lutando. Também se informe sobre o que é o glúten e onde ele está presente.
Tendo essas informações, você verá que muitos produtos industrializados são embalados com a escrita na frente “sem glúten” sendo que na verdade já são produtos sem glúten.
Para exemplificar, quando eu descobri a DC, fui correndo para uma loja de produtos naturais e comprei tudo o que vi na minha frente escrito “sem glúten”. Eu saí do mercado com suco de frutas, pipoca e doces que naturalmente são sem glúten e paguei tudo o dobro do preço. Então sem afobação, se informe antes de se jogar de cabeça.
No vídeo abaixo, dou mais algumas dicas para quem está iniciando a dieta sem glúten agora. São dicas que eu gostaria muito que alguém tivesse me dado quando eu tive meu diagnóstico.