Refluxo na doença celíaca

Algumas pessoas descobrem a doença celíaca indo ao médico por suspeita de úlcera duodenal ou refluxo gastroesofágico, portanto hoje vamos falar sobre o refluxo na doença celíaca.

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o ácido estomacal retorna ao esôfago, causando sintomas como azia, regurgitação ácida e dor no peito. A doença celíaca é uma condição autoimune na qual o sistema imunológico reage à presença de glúten e danifica o revestimento do intestino delgado. Embora não haja uma relação direta entre o refluxo e a doença celíaca, é possível que pessoas com doença celíaca possam ter um risco aumentado de desenvolver refluxo gastroesofágico.

Refluxo na doença celíaca

A doença celíaca pode causar inflamação no trato gastrointestinal, incluindo no esôfago. Isso pode levar a uma disfunção do esfíncter esofágico inferior, que é o músculo que normalmente fecha a abertura entre o esôfago e o estômago para evitar o refluxo. Como resultado, as pessoas com doença celíaca podem estar mais propensas a desenvolver DRGE.

Além disso, algumas pessoas com doença celíaca também têm intolerância à lactose, que é um açúcar presente no leite e em produtos lácteos. A intolerância à lactose pode causar sintomas semelhantes aos da DRGE, incluindo azia e dor no peito.

O que fazer se estou tendo sintomas de refluxo na doença celíaca?

Se você tem doença celíaca e está apresentando sintomas de refluxo gastroesofágico, é importante conversar com seu médico para discutir as opções de tratamento. O tratamento do refluxo geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como evitar alimentos que podem piorar os sintomas e medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal. Para pessoas com doença celíaca, também é importante seguir uma dieta sem glúten para controlar a inflamação intestinal e prevenir danos a longo prazo.

Na verdade essas são apenas algumas das causas do DRGE. Se levarmos em consideração um indivíduo com a doença celíaca controlada mas que tem maus hábitos de alimentação por exemplo, a pessoa pode vir a desenvolver o refluxo como qualquer outra pessoa que não seja celíaca.

E ainda há a ocasião em que a pessoa não segue direito uma dieta sem glúten ou se contamina sem querer. Um dos sintomas que pode acontecer nesse caso é a dor de estômago e azia, consequentes de um possível refluxo e outros problemas mais graves como úlcera, por isso seguir a dieta é tão importante!

E nesse caso de contaminação, eu uso um segredo para ajudar nos sintomas!

Refluxo na doença celíaca

Anos atrás, quando descobri a doença celíaca, eu estava no auge de uma gastrite e refluxo. Obviamente eu comia glúten sem saber que tinha um problema com ele, portanto passava muito mal, sendo um dos piores sintomas, a dor de estômago e azia. Na época tentei pesquisar na internete o que poderia ajudar na hora da crise para aliviar a dor, afinal tomar todos os dias remédio para a dor já estava virando rotina.

Encontrei uma publicação do Jornal Ciência que mostrava a posição adequada para deitar quando a pessoa sofre de refluxo. Todo mundo que já teve refluxo sabe que após as refeições, não devemos deitar a menos de 45º e preferêncialmente não devemos deitar de jeito nenhum. Mas quando a dor de estômago e o refluxo vem após a refeição, mesmo estando na posição certa, o desespero é grande!

O conteúdo da matéria do Jornal Ciência, me ajudou na época e ajuda até hoje. Mas quero ressaltar que perguntei para meu médio gastroenterologista sobre essa técnica e ele disse não ter nada a ver. Portanto, o que você lerá agora pode te ajudar também, mas saiba que pode não ser o mais recomendado.

“Dormir para o lado esquerdo pode ajudar, e muito, a melhorar sua digestão.
A eficácia desta afirmação encontra-se na postura, explicada anátomo-fisiologicamente na figura.
O sistema linfático bloqueia-se quando deitamos sob o lado esquerdo, permitindo que os órgãos do sistema digestivo possam produzir e eliminar as enzimas para neutralizar os ácidos e gorduras sem que ocorra nenhuma pressão sobre o sistema digestório. […] Além disso, a posição pode favorecer quem tem refluxo.

Refluxo na doença celíaca

Na matéria, essa figura foi postada, mostrando a posição certa a se deitar para evitar o refluxo. Apesar da dica ser especificamente sobre refluxo, eu sempre usei em casos de dor de estômago e azia e sempre funcionou. Até quando estou com dor de estômago e sei que é emocional, faço essa posição e melhoro. É obvio que não existe milagre, devem existir milhares de explicações para a melhoria dos sintomas, inclusive o relaxamento do corpo. Mas que funciona, funciona!

Eai, gostou do conteúdo? Deixa um comentário e nos siga nas redes sociais.