Você já ouvir falar em torresmo de côco? É aquele famoso coquinho queimado que eu chamo de torresmo pela sua aparência similar! Além de delicioso, é sem glúten e sem lactose, sem ovo, sem soja.. ou seja a receita perfeita para alérgicos, intolerântes e celíacos.
Minha principal dica para fazer essa receita é ter paciência pois é feita em fogo baixo então demora um pouquinho.
Ingredientes
- 2 xicaras de coco fresco picado (não tem problema se ficar uma casca fina marrom, pois ela amolece com a fritura)
- 1 xicara de açúcar (utilizei o demerara)
- 1/4 xícara de agua
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes em uma panela funda. Misture bem e ligue o fogo bem baixo. Nesse primeiro momento não precisa ficar mexendo o tempo todo, mexa só para ver como está a quantidade de água.
- Deixe ferver em fogo baixo até que a água seque bem. O líquido ficará bem reduzido e o açúcar grosso.
- Quando estiver nesse ponto, mexa sem parar.
- Verá que o açúcar ficará empedrado e formará uma espécie de farofa. Continue a mexer.
- Agora o açúcar tem que voltar a derreter para grudar por completo no coco e fazer a casquinha de torresmo.
- Neste momento pode ser que tenha que aumentar o fogo para que o açúcar derreta, aumente para médio ou quase no médio e mexa rapidamente para não queimar o açúcar.
- Quando o açúcar derreter por completo, desligue o fogo e continue a mexer até que o açúcar endureça e fique seco em volta dos cocos. Se não fizer esta etapa, seus torresmos de coco ficarão grudados um no outro.
Veja o vídeo abaixo do passo a passo da receita de torresmo de côco
Dicas para ter sucesso na receita do torresmo de côco
- Eu já comprei o côco descascado e picadinho. Isso encarece um pouco o valor do côco mas acho que vale a pena pelo trabalhão que da retirar o côco certinho
- Não tem problema se ficar uma fina casca grudada nos pedacinhos de côco
- Eu piquei meus coquinho em pedaços menores do que vieram pois acho que rende mais a receita e te da a possibilidade de comer menos (porque acreditem, essa receita é viciante, tem que tomar cuidado para não acabar tudo de uma vez só)
- Tenha paciência para fazer essa receita, a primeira vez que fui fazer, aumentei o fogo pois estava demorando muito para ferver e secar a água. Aconteceu que o açúcar queimou e a receita foi para o lixo, então deixe em fogo baixo e só aumente na última parte como o indicado no modo de preparo
- Cuidado pois pode espirrar um pouco da água açúcarada quente e dói bastante (ganhei 2 bolhas de presente na primeira tentativa da receita), por isso o fogo também deve estar baixo e a necessidade de utilizar uma panela mais alta.
Essa receita além de ser sem glúten e sem lactose, também é sem soja, sem ovo (vegana). Gosto de enfatizar para não haver dúvidas sobre quem pode comer esse coquinho entre alérgicos, intolerântes a outros alimentos fora glúten.