Quem faz restrição alimentar ao glúten sabe bem como é difícil fazer um pão sem glúten gigante e macio. Isso porque, sem o glúten o pão não tem toda a elasticidade para crescer e manter oxigênio por dentro como acontece nos pães normais.
Por isso, para que um pão sem glúten dê certo como os pães normais com glúten, é preciso adicionar uma goma chamada de goma xantana, que vai fazer exatamente essa função de elasticidade que não conseguimos naturalmente só com farinha de arroz, polvilho doce, etc.

Além dessa receita ser sem glúten, também é sem lactose/sem proteína do leite para os intolerantes e alérgicos. E quando digo que o pão tem uma fatia gigante é porque é aquela fatia de dar gosto mesmo, você vai conseguir fazer o melhor misto quente (ou quase quente, sem lactose) da vida!!!
Também não precisa se preocupar com aquele pão sem glúten que no dia seguinte vira uma pedra e ninguém consegue mais comer! Esse não é o caso do pão sem glúten que estou prestes a te ensinar.
Ingredientes
- 300g farinha de arroz
- 75g fécula de batata
- 30g polvilho doce
- 10g polvilho azedo
- 4g goma xantana
- 1 colher de café de sal
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 1/4 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1/4 xícara de óleo de girassol
- 1 colher de café de vinagre de maçã
- 1 + ½ xícara de água morna
Para aprender o passo a passo dessa receita de pão sem glúten gigante e macio sem erro, assista o vídeo abaixo
Modo de preparo
- Comece adicionando todos os ingredientes secos na bacia da batedeira
- Em seguida adicione os líquidos, deixando apenas metade da água morna reservada para usar depois
- Comece a bater na batedeira em velocidade média. Conforme for batendo e a massa for secando e ficando pesada, adicione a água morna
- Quando a massa estiver bem homogênea, pode parar de bater (2 a 3 minutos costumam ser suficientes se sua batedeira tiver uma boa potência)
- Despeje a massa em uma forma untada com óleo e farinha de arroz no tamanho 22x10x9cm
- Se quiser salpique sementes por cima do pão como semente de abóbora ou gergelim
- Coloque um pano de prato dobrado por cima da forma e deixe o pão descansar por 30/40 minutos (fique de olho no crescimento, precisa sobrar pelo menos 1 dedo entre o pão e a borda da forma pois ele vai crescer mais no forno)
- Depois de crescido, coloque no forno pré-aquecido a 230ºC por 30/40 minutos
- Espere o pão esfriar para desenformar.
Rende em torno de 17 fatias.

Algumas dicas para que a receita de certo:
A forma é o que mais importa! O tamanho da forma que você vai utilizar é o mais importante pois é o pão tem bastante espaço para crescer para cima. Se utilizar formas mais baixas o pão terá que ser dividido em duas formas e ficará com a fatia pequena.
Não é necessário preparar o fermento antes, mas se quiser fazer por rotina, vai dar certo também.
Cuidado com os dias quentes! Quando a temperatura do dia está muito alta, o pão tende a crescer muito rápido e se não ficar de olho e crescer demais, provavelmente vai derramar no forno.
Pão sem glúten só é ruim para quem ainda não aprendeu a fazer!!!
Uma outra dica é fazer este pão e congelar em saquinhos ziploc. Aqui em casa fazemos fornada de pão 1 vez a cada 15 dias, fazemos várias receitas de uma vez e congelamos tudo fatiado. No dia seguinte cedo, é só colocar na torradeira (modo descongelar) e aproveitar este delicioso pão sem glúten e sem lactose!