Bolo de pamonha sem trigo e sem leite

Para os amantes de pamonha e de receitas com milho, vem aí o bolo de pamonha sem trigo e sem leite! Uma receita super fácil, barata e gostosa de fazer em casa, portanto se praticidade e custo benefício é o que você mais gosta na cozinha, acabou de encontrar!

De brinde, ainda temos uma receita com quantidade reduzida de óleo e totalmente isenta de glúten e lactose. Feito com ingredientes super acessíveis e fácil de encontrar no mercado, afinal quem faz restrição alimentar já gasta tanto com alimentação que tudo o que a gente quer, são receitas de baixo custo.

Para acessar mais receitas fáceis como essa, veja o e-book que criei com as melhores receitas sem glúten e sem lactose

Bolo de pamonha sem trigo e sem leite
Bolo de pamonha sem trigo e sem leite

Ingredientes

  • 2 latas de milho ou 340g de milho debulhado direto da espiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de fubá
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de preparo

  1. No liquidificador coloque todos os ingredientes, exceto o fermento e bata até que fique uma massa homogênea;
  2. A massa ficará um pouco pesada, se seu liquidificador não for muito potente use o auxílio de uma espátula para misturar os ingredientes;
  3. Por último coloque o fermento e bata só até misturar;
  4. Asse em forno pré-aquecido a 230ºC por 40 a 45 minutos ou até que o bolo esteja seco no teste do palito;
  5. Desenforme e se delicie.
Bolo de pamonha sem trigo e sem leite
Bolo de pamonha sem trigo e sem leite

Dicas extras para o bolo de pamonha sem trigo e sem leite ficar ainda mais gostoso

Você pode optar por colocar queijo ralado ou coco ralado no bolo na quantidade de 3 colheres de sopa. Fica uma delícia para quem gosta e pode consumir tais ingredientes, no entanto, intolerântes a lactose, cuidado! Se for utilizar queijo, certifique-se de adquirir uma marca que seja zero lactose.

O milho não precisa ser de latinha, pode ser direto da espiga, mas será mais trabalhoso de fazer a receita. E se puder, ao usar o milho de latinha, procure as marcas com menos ingredientes possíveis descritos na lata, pois assim a gente se certifica de estar usando um industrializado mais próximo do produto natural.

E o gosto do milho em lata, fica diferente? Nessa receita aqui de pamonha de forno, eu debulho o milho direto da espiga e fica muito bom! Quando fiz esta receita do bolo de pamonha, usei de latinha, mas ninguém em casa viu como eu fiz. E por coincidência tinha milho na espiga cozido que comemos de almoço, mas nem lembrei dele para utilizar na receita. Quando ofereci o bolo pronto para os meus pais (meus fiéis degustadores) eles perguntaram se eu tinha feito o bolo com o milho cozido e eu respondi que não, tinha sido o de lata. Eles ficaram surpresos com o gosto tão caseirinho e tão acentuado de milho que ficou o bolo, portanto acredito que não, não muda o sabor fazendo com milho de lata.

Assista ao vídeo de como fazer o bolo de pamonha

E se você gosta de receitas com milho, vou deixar aqui mais algumas sugestões de receitas deliciosas e bem fáceis de fazer:

  • Bolo de fubá com goiabada: https://www.youtube.com/watch?v=QRBV3_MJ4_w&t=24s
  • Pamonha de forno: https://www.youtube.com/watch?v=81Jc3XMLdU4&t=35s
  • Pão de milho: https://www.youtube.com/watch?v=AC6MBjFgLmw&t=55s
  • Bolinho caipira: https://www.youtube.com/watch?v=teZA-trf_vc&t=26s

Se fizer essa receita, não esqueça de nos marcar nas redes sociais:

Nas redes também posto receitas curtinhas e dicas do dia a dia sobre a dieta sem glúten e sem lactose, então não deixa de seguir para ficar ligado nas novidades mais recentes sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *