Tripla Lavagem – como eliminar o glúten de vez

Se você chegou até esse post com certeza você ouviu falar sobre a Tripla Lavagem em algum lugar e pensou: Que doidera é essa? Sim, porque parece coisa de doido mesmo dizer que quando descobrimos a doença celíaca precisamos limpar cada quadradinho da cozinha para se ver livre do glúten.

Tripla lavagem descontaminando glúten

Bem, então vamos aos fatos. Pessoas que têm a doença celíaca não podem consumir glúten, teoricamente na quantidade acima de 20ppm’s. Se você tem uma cozinha contaminada com glúten, ou seja, pessoas da sua família comem glúten, esse glúten pode ir se acumulando no dia a dia e você pode acabar consumindo mais do que a quantidade permitida para um celíaco. Acima de 20ppm’s o sistema imune do celíaco é ativado e o estrago da contaminação pode ser grande.

Não sabe o que são ppm’s? Clica aqui que eu te explico.

Por isso a maioria dos médicos e nutricionistas recomendam a descontaminação da cozinha de casa quando recebemos o diagnóstico, para que pelo menos na nossa casa não haja contaminação.

Porque eu só fiz a Tripla Lavagem depois de 8 anos de diagnóstico?

Eu particularmente nunca senti os efeitos da contaminação cruzada, sou assintomática, precisaria ficar semanas comendo com contaminação para ter algum efeito no organismo. Então desde que descobri a doença celíaca (8 anos atrás) sempre comi com contaminação. Em casa meus pais sempre continuaram a comer glúten, seja no pão francês, no macarrão, em doces.. E eu nunca me preocupei em ter meus utensílios separados, então usava as mesmas panelas, a mesma torradeira, os mesmos copos.. Durante 8 anos deu tudo muito certo, sempre acompanhava através de exames para ver como estava o intestino e exames de sangue e nunca tive alterações por conta da contaminação.

Recentemente isso começou a mudar, há 2 anos atrás desenvolvi doença de crohn e tireoidite de hashimoto e atualmente estou em pesquisa para outras possíveis doenças autoimunes por conta de exames alterados. Não consigo ter a certeza de que esses exames estão assim por causa do glúten, acredito que seja mais um conjunto de fatores que estejam me levando a esses resultados e o glúten pode estar fortemente envolvido. Por fim, depois de 8 anos, resolvi fazer a tripla lavagem na minha cozinha e descontaminar de vez do glúten.

A minha tripla lavagem não foi perfeita, sei muito bem disso. Tentei trabalhar dando o meu melhor dentro das minhas possibilidades e espero que me ajude, no entanto quero detalhar para vocês como fazer a tripla lavagem e o que eu fiz de certo e errado para que vocês possam fazer do jeito certo na casa de vocês.

Assista ao vídeo de como eu fiz a descontaminação do glúten da minha cozinha

Como fazer corretamente a Tripla Lavagem para eliminar o glúten?

Pra começar, tudo o que você for lavar, como o próprio nome diz, será lavado 3 vezes.

> A primeira lavagem será feita com detergente, vinagre e bicarbonato

> A segunda lavagem será feita novamente com detergente, vinagre e bicarbonato

> A terceira lavagem será feita apenas com detergente

Após cada lavagem, a esponja deve ser eliminada e uma nova esponja deve ser usada a partir do momento em que tudo estiver descontaminado

Complexo, trabalhoso mas possível. Utilize apenas panos descartáveis e alcool 70 para finalizar a limpeza e ter a certeza de que não sobrou nenhuma sujeirinha. A água quente é bem vinda nesse processo pois ajuda a amolecer qualquer coisa que esteja presa em panelas, pratos, etc. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de começar a lavagem ou utilizar luva. Se vier alguem de fora ajudar, é importante que essa pessoa higienize bem as mãos. Eu tive a ajuda da Janinha e pedi para que ela fizesse uma tripla lavagem nas mãos pois ela come glúten, pão.. todos os dias. Ela não esfregou as mãos com esponja, apenas lavou muito bem 3 vezes e embaixo das unhas passou escovinha, pois é um local que pode acumular glúten.

Tripla lavagem descontaminando glúten

O que eu preciso jogar fora?

Plástico, madeira, bambu, cerâmica se houver riscos ou estiver lascado, melhor descartar. Copo de liquidificador se não destarrachar a parte de baixo (o ideal seria eliminar ele inteiro por conta do motor que pode reter partícular de glúten), batedeira, torradeira, panelas de teflon com riscos, talheres com sujeira que não da para tirar (ex: garfo com sujeira no meio que não sai de jeito nenhum). Ps.: no vídeo eu ensino uma técnica para limpar os garfos. Panos de prato, de pia, toalhas de mesa. Panela de ferro fundido, escorredor de macarrão e peneiras (é bem difícil remover tudo o que sobre nesses buraquinhos minúsculos, eu particularmente nem tentei tirar pois são utensílios baratos então troquei de uma vez), tábuas riscadas principalmente as de madeira.

O que eu posso manter?

Vidro, inox, teflon intacto, alumínio podem ser lavados e utilizados. Materiais de silicone se estiverem intactose. Forno e microondas se estiver em boas condições e for possível fazer uma boa limpeza.

O que eu fiz certo e errado na minha Tripla Lavagem:

No vídeo você verá que muita coisa que deveria jogar fora, eu mantive. Isso porque não tenho condição de trocar tudo de uma vez. Mas aos poucos vou substituindo o que precisa. Os potes de plástico por exemplo eu descartei apenas aqueles com riscos, bolhas que poderiam ter relevos que seguram algum resquício de comida. Os que estavam em boas condições eu mantive. Panos de prato e de pia como entram em contato direto com a louça, eu me livrei de todos. Já as toalhas de mesa eu lavei na máquina com vinagre, bicarbonato e sabão e continuo usando. Forno e microondas eu lavei tudo o máximo possível. Meu liquidificador destarracha a parte de baixo então eu consigo lavar bem as hélices e por isso foi mantido. Troquei batedeira, mixer e torradeira.

Sei que o ideal é seguir as recomendações mas estou tranquila sabendo que fiz meu melhor e esfreguei muito bem cada utensílio que resolvi manter. Se você for fazer na sua casa e tiver a possibilidade de trocar tudo que é necessário, troque! E seja feliz em uma casa segura de glúten.

Mas afinal de contas, existe comprovação de que a tripla lavagem funciona?

Essa técnica é caseira e foi divulgada pela Professora Flávia Anastácio de Paula em 2007, pela necessidade de descontaminar sua cozinha após diagnóstico de doença celíaca de seus 3 filhos. A professora sugeriu o procedimento de limpar em três etapas, com sabão, vinagre e álcool, pois apenas com uma lavagem, seus filhos continuavam a passar mal. Flávia, além de fazer isso na sua casa, passou a orientar essa forma de limpeza nos grupos de celíacos, como forma de eliminar com eficiência glúten e traços de glúten da cozinha doméstica no momento em que o diagnóstico de doença celíaca chega nas famílias.

“Não é uma técnica que tenha sido validada em laboratório. Infelizmente ainda são poucos os pesquisadores brasileiros que se dedicam ao estudo da doença celíaca, da dieta sem glúten e dos vários aspectos da vida sem glúten. É importante que possam testar e validar métodos eficientes de retirar traços de glúten de utensílios domésticos, para garantir aos celíacos e seus familiares que os procedimentos adotados são eficazes. Enquanto esses estudos não são feitos, a comunidade celíaca não pode esperar, pois é a recuperação de sua saúde que está em jogo. Então o melhor a fazer é limpar a cozinha com a TRIPLA LAVAGEM, até que um método validado seja divulgado!”

Se gostou desse artigo compartilhe nas redes sociais

Referências:

  • https://www.naocontemgluten.org/tripla-lavagem-como-limpar-o-gluten/
  • https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/restricao-alimentar-cuidado-com-o-gluten-escondido-na-sua-cozinha/
  • https://www.dietasemgluten.com.br/2018/04/contaminacao-cruzada-12-utensilios-que.html
  • https://www.schaer.com/pt-br/a/contaminacao-cruzada-sem-misterios#:~:text=Um%20procedimento%20muito%20utilizado%20por,todos%20os%20res%C3%ADduos%20ser%C3%A3o%20eliminados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *