A receita de pamonha de forno é para aquelas pessoas que amam pamonha mas não querem ter o trabalho de manusear a palha do milho.
É uma receita com apenas 2 ingredientes, fácil de fazer e fica deliciosa.
É naturalmente sem glúten, sem leite, sem ovo e sem soja. Basicamente a sobremesa perfeita para alérgicos/intolerântes/sensíveis e celíacos.
Pão de milho sem glúten e sem lactose – Veja a receita aqui
Meu pai sempre compra pamonha para mim nas quintas feiras, na feira que tem perto de casa. Esses dias eu mesma fui a feira e passando pela barraca do milho, parei para pegar a pamonha de costume. Fui pega de surpresa com o preço de R$15 por uma única pamonha que não dura nem 1 minuto em casa, eu realmente não imaginava que custasse esse preço. Achei um pouco salgado então resolvi tentar fazer em casa de uma forma mais prática do que a pamonha tradicional.
Eis que os ingredientes da pamonha foram para o forno e seja o que Deus quiser! Foram 3 testes até chegar na textura desejada. Gastei R$15 reais em milho verde para realizar essa receita e fiz pamonha para o mês inteiro. Tive que congelar a maior parte pois obviamente não ia dar conta de comer tudo que rendeu. Agora tenho pamonha para pelo menos 1 mês se for considerar que vou comer apenas nas quintas feira (o perigo de ter sempre em casa é que talvez o número de dias comendo pamonha aumente)
Ingredientes que vamos precisar para fazer a pamonha de forno
- 6 espigas de milho verde
- 1 xícara de açúcar (usei o demerara mas pode usar o que preferir)
- 1 pitada de sal (opcional, é apenas para realçar o sabor)
Modo de preparo da pamonha de forno sem glúten e sem leite
- Comece lavando as espigas de milho. Retire todos os cabelinhos do milho. Você pode usar um pano para ajudar a retirar os fiozinhos. Provavelmente você não vai conseguir retirar todos mas retire o máximo que conseguir.
- Com um faca, retire os grãos do milho da espiga, cortando bem rente. Ao cortar o milho, sempre sobra um pouco de polpa em alguns grãos que foram cortados e não são retirados por inteiro então raspe a espiga com uma colher para retirar todo o milho restante.
- Coloque os grãos de milho no liquidificador e bata até não sobrar nenhum grão por inteiro. Não vai ficar uma mistura totalmente homogênea por conta da casca do milho, mas o importante é bater o máximo que conseguir. Se precisar utilize uma espátula para ajudar a bater no início pois como não estamos adicionando nenhum líquido, dependendo da potência do liquidificador pode ser difícil bater.
- Adicione o açúcar e bata novamente. Eu considero a hora de parar de bater quando o liquidificador estiver batendo essa mistura sem nenhuma dificuldade e sem ajuda de espátula.
- Aqui nesta receita eu usei forminha tipo de empadinha/cupcake para fazer a pamonha de forno mas você pode usar forma de bolo normal, só pode ser que demore mais para assar.
- Unte as forminhas com óleo de girassol ou algum outro de sua preferência. Despeje a massa nas forminhas até o topo.
- Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 1h30/2h.
Glúten engorda? Leia aqui o artigo.
Assista ao vídeo da receita para ver como eu fiz a pamonha de forno passo a passo
Nos testes que fiz, testei assar a 230ºC por 1h30 mais ou menos e o resultado foi uma pamonha assada por fora e mais mole por dentro. Também ficou gostosa, então é uma variação que pode interessar se você gosta de uma textura mais mole. Eu prefiro que ela fique bem assada e mais durinha, quase entre uma pamonha e um bolo.
O que acharam da receita? Bem fácil né! Se fizer nos marque nas redes sociais (@Felizsemgluten – Instagram)